Youtube TV

Radiotelescópio inédito brasileiro será instalado no interior da Paraíba

 Radiotelescópio brasileiro está em construção e visa explorar o Universo a partir do céu brasileiro.


O Projeto Bingo, radiotelescópio brasileiro em construção, que visa explorar o Universo a partir do céu brasileiro, será apresentado oficialmente para toda a população do país, contendo todas as informações sobre o radiotelescópio, nos dias 6 e 7 de julho. A divulgação será por meio do evento online ‘BINGO Rádio Telescópio: lançamento do portal e atualizações do projeto’, que também divulgará o site oficial do Projeto.

No primeiro dia do evento, serão transmitidos seminários para apresentar o que é e como funcionará o projeto BINGO para todos os públicos, incluindo a imprensa brasileira. O coordenador do BINGO e Professor titular do Instituto de Física da USP (IF-USP), Elcio Abdalla, abordará também a importância do Projeto para a Ciência e para o Brasil.

Além dele, outros profissionais como o pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande e colaborador no Projeto, Amílcar Queiroz; o coordenador do Inpe e responsável pela construção do radiotelescópio, Alexandre Wuensche; e outros profissionais envolvidos no Projeto falarão mais detalhes.

Já no segundo dia, haverá seminários mais técnicos sobre o projeto, tendo como público cientistas e estudantes de graduação e pós-graduação.

O BINGO reúne pesquisadores do Brasil, China, África do Sul, Reino Unido, Coréia do Sul, Portugal e França. Por isso, por conta da participação estrangeira, especialmente dos parceiros chineses, no primeiro dia do evento a linguagem será o português com tradução simultânea em chinês. Já no segundo dia, as apresentações serão todas em inglês.

A participação é gratuita, aberta para todos os públicos e com vagas ilimitadas, podendo fazer a inscrição por meio deste link.

Projeto Bingo

O radiotelescópio BINGO – acrônimo para Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations (em tradução livre, Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro) -, é também conhecido como “Diamante do Sertão”.

Isso porque ele sairá de São Paulo, onde está sendo construído, para ser instalado na Serra do Urubu, no município de Aguiar, a 257 km da capital da Paraíba.

O objetivo principal do BINGO é explorar novas possibilidades na observação do universo a partir do céu brasileiro. “A proposta é estudar a energia escura e também o fenômeno Fast Radio Bursts [“rajadas rápidas de rádio”, em tradução livre], ainda pouco conhecido”, conta o coordenador. Assim, contribuirá com a visão do Hemisfério Sul para um trabalho sobre o fenômeno que já vem sendo realizado por meio do Chime (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) no Hemisfério Norte.

Saber o que as galáxias e seus aglomerados significam, como são suas estruturas e em que isso interfere na nossa própria posição no mundo e no universo, são algumas das motivações do BINGO.

O Projeto possui aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do governo do Estado da Paraíba. Além disso, conta com pesquisadores estrangeiros que, em conjunto e à distância, pensam em soluções relacionadas à astrofísica, eletrônica empregada, ao projeto óptico, à construção das cornetas e construção civil.

Portal Correio

Comentários