Youtube TV

Paixão de Cristo em Pilões: Teatro Padre Matheus, encena o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba

single-image
Com pouco mais de 6 mil habitantes, o município de Pilões costuma ver sua população duplicada no dia de encenação da Paixão de Cristo, encenada pelo Teatro Padre Matheus há 45 anos, na sexta-feira santa. Durante a semana, o turismo religioso mostra sua força.
O espetáculo da Paixão, é considerado o maior ao ar livre da Paraíba, com mais de 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes. Um realização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, através do Grupo de Teatro Padre Matheus que trata, com muita emoção, da história mais contada em todo o mundo, a vida, morte e ressurreição de Jesus, usando como palco os 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade.
Atualmente dirigida pelo advogado, Hermes Castro, o espetáculo foi criado em 1974 pelo pároco da cidade de Pilões que tinha vindo da Holanda a comunidade a fim de desenvolver o território local, fomentando a cultura, a qualidade de vida e, principalmente, a evangelização.
No início, dirigido pelo próprio Padre Matheus, depois por Rosenilda Marques da Silva, Francisco Cleanto de Castro, Wilson Belmino Marques da Silva, Francisco Flor de Souza; hoje, dirigido pelo Hermes Augusto de Castro, integrante do Teatro desde a sua fundação, vem desenvolvendo um trabalho de extensão cultural e religiosa, contribuindo para a preservação dos valores culturais da terra, num gesto de amor, de devoção de seus participantes que, sem nenhuma paga, garantem o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba
Contando apenas com atores do município, o elenco é formado por todas as classes sociais, desde estudantes, professores, militares, funcionários públicos, trabalhadores rurais, menores carentes e jovens e adolescentes. A expectativa dos organizadores, é de que compareçam, pelo menos, 10 mil pessoas que chegam do interior do interior do estado e outros circunvizinhos, inclusive do Sul país, levando-se em consideração que o Espetáculo da Paixão de Cristo, de Pilões, tornou-se conhecido, internacionalmente.
Creditos: Nordeste 1