Youtube TV

Presidente do Conselho Tutelar de Cuitegi é afastado do cargo


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – que é presidido por Marcos Aurélio realizou o julgamento do processo administrativo contra o presidente do Conselheiro Tutelar de Cuitegi, conhecido por Vei de Deca.

Eleito com 671 votos o conselheiro é acusado de “vazar” informações sigilosas do CTC, mediante as provas apresentadas na ocasião ficou decidido por unanimidade o afastamento da presidência e a antecipação das eleições para o referido Cargo, estavam presentes na reunião Delma Amorim, Micheline, Zeza e José Carlos. O presidente do CMDCA não participou do julgamento pois estava na Capital do Estado.

Logo após o afastamento do presidente foi realizada a eleição da nova presidência e a conselheira Tata foi eleita por unanimidade.

O Conselho Tutelar é órgão colegiado (5 membros) da administração pública municipal, que passa por processo de escolha unificado em todo país, para um mandato de 4 anos, podendo haver recondução única. O conceito de conselho tutelar esta insculpido no art. 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069/90, e atua para zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, tendo em vista eventual ameaça ou real violação, conforme art. 98 da lei referida, caso haja falta dos pais ou abuso destes, omissão da sociedade/estado ou em razão da conduta daqueles que estão sendo protegidos. Assim, o Conselho Tutelar poderá aplicar as medidas de proteção dos artigos 18b,101 e 129 do ECA.

Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Fonte: Portal Cuitegi/ Via Pilões Noticia PB