Youtube TV

Projeto de Leonardo Macena cria o Dia de Frei Damião, em Guarabira

Em processo de beatificação, o frade é atualmente reconhecido como Servo de Deus pela Santa Sé

Um projeto de lei de autoria do vereador Leonardo Macena (PPS), apresentado nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Guarabira, dispõe sobre a criação de uma data para celebrar o dia de Frei Damião no município de Guarabira.
O terceiro domingo do mês de dezembro, foi a data escolhida, segundo texto do PL 49/2017, para a celebração, segundo o autor foi pensada juntamente com o administrador diocesano Monsenhor Nicodemos e o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB).
“A data móvel foi uma ideia do Monsenhor, uma vez que contribui para a realização da celebração na Igreja. O segundo domingo de dezembro é uma data simbólica, pois é próxima a data de inauguração do Memorial, hoje Santuário, de Frei Damião em Guarabira”, explicou o vereador.
Frei Damião foi um sacerdote católico da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) nascido na cidade de Bozano na Itália, viveu no Brasil e atuou no Nordeste, sendo conhecido como o Santo do Povo, mesmo sem ser conhecido oficialmente pelo Vaticano.
Em seus sermões, visitou todo o Nordeste pregando e atraindo vários fiéis. Há registros de várias pregações do ‘Santo’ em Guarabira e na Região.
Em processo de beatificação, o frade é atualmente reconhecido como Servo de Deus pela Santa Sé.
O projeto segue para a apreciação das comissões e se aprovada deve voltar para votação em plenário e ser encaminhado ao Prefeito para sanção.
Assessoria