Youtube TV

Golpe que promete videochamada no WhatsApp se dissemina no app

  • Divulgação
O WhatsApp virou mais uma vez alvo dos cibercriminosos. Segundo a empresa de segurança digital russa Kaspersky Lab, há uma mensagem rondando entre os usuários do aplicativo com a falsa promessa de ativar o recurso de videochamada, que ainda não existe na plataforma.
Na mensagem, que chega por meio de algum contato conhecido, os criminosos induzem a vítimas a acessarem um link. O clique leva o usuário a uma página com formato específico para dispositivos móveis e que irá solicitar o número de telefone para continuar.
"Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil. 
Para disseminar a falsa mensagem e atingir o maior número de vítimas, o site malicioso informa que para receber o suposto recurso, é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos para ativa-lo. Ao completar esta etapa, o usuário será direcionado para diversas redes de afiliados cuja finalidade será oferecer a instalação de softwares de origens duvidosas para serem baixados no telefone.
Como explica a Kaspersky, as mensagens usam a técnica do medo para assustar o usuário e forçá-lo a realizar o download. Esta tática é típica de um scareware --campanha que visa alavancar um software suspeito ou com benefícios limitados.
Ampliar

WhatsApp: veja comportamentos que mais irritam no uso do aplicativo13 fotos

4 / 13
A chateação do "bom dia". Por falta do que falar ou para encher a paciência, há sempre pessoas em grupos do WhatsApp que desejam bom dia ou boa noite. Que legal seria se houvesse uma cobrança por cada mensagem enviada. Talvez as pessoas pensassem antes de enviar Reprodução