Youtube TV

Projeto para construção do Museu Arqueológico de Pilões é entregue a investidores



Em uma solenidade realizada na sede da Câmara Municipal foi entregue a representantes da Chesf e Energisa o projeto finalizado para a construção do Museu Arqueológico de Pilões.
Na presença do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN-PB), Cleber Moreira e dos representantes da Chesf, Álvaro Moreira e da Energisa Jussier Dantas, além de Marcos Albuquerque, professor do laboratório da Universidade Federam do Pernambuco (UFPE) e sob o olhar atento de vereadores, secretários, equipe de trabalho e populares, todo o trabalho realizado nos últimos anos foi apresentado, deixando todos os presentes cientes da grandiosidade das descobertas e da instalação do museu.
Conforme foi exposto na solenidade, obras para instalação de uma estação da Chesf e Energisa coincidentemente descobriram um vasto material que após coleta e estudos levam a crer que se tratam de instrumentos indígenas de duas etnias que teriam vivido na região entre os anos 1090 e 1702. Foram encontradas pelos arqueólogos, que trabalharam durante três anos junto a voluntários do município, 57 urnas funerárias e utensílios. As estruturas em cerâmica eram utilizadas pra um suposto ritual de sepultamento dos indígenas.
Após a retirada do material do solo e observando-se a vasta quantidade foi idealizada a construção de um museu para que tudo voltasse ao município e pudesse ficar a disposição da população do brejo através de uma exposição permanente.
A Prefeita Adriana Andrade disse em seu pronunciamento que toda estrutura e população do município estão à disposição da equipe para que o sonho do museu seja concretizado. Já Álvaro Moreira, da Chesf, que acompanhou todo o processo, falou dos obstáculos que foram vencidos, da importância do material para traçar uma história sobre o povo pilonense e ao receber o projeto alegou que buscará agilidade para vencer a burocracia e iniciar as obras. O representante da Energisa, Jussier Dantas, ressaltou que a empresa se sente satisfeita em contribuir com a história do povo de Pilões.
O Museu Arqueológico de Pilões será construído no local do antigo mercado público.


Da Redação/com Nordeste 1