Youtube TV

Azulou! Flávio Aureliano vence eleição suplementar para prefeito de Soledade-PB

Os 10.272 eleitores do município de Soledade voltaram às urnas neste domingo e elegeram o 
candidato Flavinho, como prefeito, e Beto de Manoca, como vice-prefeito, pela Coligação 'Soledade de Todos (PDT, PTN, PPS, DEM, PMN, PSB, PSDB, PSD, PCdoB e PT do B). Flavinho foi eleito com 4.306 votos, contra 3.975 votos recebidos pela concorrente Vânia de Ivanildo, da Coligação 'Unidos pela Vontade do Povo' (PT, PP, PMDB, PR, PTC, PV e PEN).

A totalização do pleito deste domingo iniciou às 17 horas e 15 minutos, com a chegada dos primeiros pendrives, e encerrou-se às 17 horas e 35 minutos, no Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, em Soledade, após a totalização do resultado das 33 urnas eletrônicas, que foram alocadas em sete locais de votação.

Dos 10.272 eleitores aptos a votar, 8.855 (86,20%) compareceram às urnas e 1.417 (13,79%) se abstiveram. As urnas também contabilizaram 179 votos em branco (1,74%) e 395 (3,84%) nulos.

A juíza eleitoral titular da 23ª Zona Eleitoral, Bárbara Bortoluzzi, afirmou que, embora a disputa pelos votos tenha sido acirrada, a eleição transcorreu com tranquilidade, sem nenhuma ocorrência de maior gravidade. “O trabalho preventivo da Justiça Eleitoral, com o apoio das autoridades militares, foi fundamental para garantir que a eleição transcorresse dentro da normalidade”, disse.

Bárbara Bortoluzzi lembrou que desde a última quinta-feira (29) uma série de medidas tiveram que ser tomadas, através de portarias editadas pelo juízo da 23ª Zona Eleitoral, para evitar problemas durante o pleito. “Liberamos propaganda de rua só até a quinta-feira, na sexta efetuamos a Lei Seca e, em razão de diversas denúncias de motos rodando a madrugada, fizemos diligências para coibir ilícitos eleitorais. Ainda ontem (31) baixamos uma portaria instituindo o toque de recolher. Acredito que todas estas medidas tenham sido muito importantes e necessárias, diante do acirramento político em Soledade”, explicou.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Leonardo Lívio, também confirmou a tranquilidade do pleito, no que se refere ao suporte técnico da Justiça Eleitoral. “Estivemos de prontidão durante todo o final de semana, mas nenhuma urna deu qualquer defeito ou precisou ser substituída. Havia levado baterias extras devido ao ‘apagão’ que ocorreu esta semana no Nordeste, mas também não foi necessário”, disse.

O novo pleito foi necessário porque mais de 50% dos votos da eleição de 7 de outubro de 2012 foram conquistados pelos candidatos declarados inelegíveis pela Justiça Eleitoral, José Bento Leite do Nascimento e Fabiana Barros Gouveia de Oliveira, prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Quadro resumo da eleição
Locais 7
Seções 33
Aptos a votar 10.272
Comparecimento 8.855 (86,20%)
Abstenção 1.417 (13,79%)
Brancos 179 (1,74%)
Nulos 395 (3,84%)

*Da Ascom
via Paraíbaonline