Youtube TV

Caminhos do Frio 2012: O que os turista vão encontrar visitando Pilões-PB

Os turistas que visitarem Pilões sem duvida irão curtir muito os pontos turiticos do municipio,sem contar com um clima agradável e um povo hospitaleiro.

vejam abaixo alguns pontos turístico para visita:


     Igreja de Pilões

Interior da Igreja
IGREJA MATRIZ DE PILÕES-PB (Igreja do Sagrado Coração de Jesus) 

Em estilo colonial, construída em tijolos - entre os séculos XIX e XX - na encosta de uma montanha, provavelmente no local onde os fundadores de Pilões ergueram a primeira capela nos tempos em que o local era apenas uma parada para os viajantes que, partindo do vale do Mamanguape, subiam pelo leito do rio Araçagi-Mirin para comerciar com a freguesia da região de Arara.
Dentro da simplicidade do estilo, pode ser considerada uma das mais belas igrejas da Paraíba. Sua imponência atrai o olhar de quem passa; suas escadarias desafiam a todos; a beleza de sua torre, pontilhando o azul do céu, encanta e aguça a imaginação. É de uma beleza singular!
Seu interior, sóbrio e modesto, guarda um altar mor com retáculos de caráter neoclássico, isto é, coroamento de arco pleno sustentado por colunas coríntias.


Cachoeira de Ouricuri, Pilões-PB

CACHOEIRA DE OURICURI

.
A cachoeira de Ouricuri, que recebe o nome da região onde se situa, fica dentro de uma floresta - resquício da exuberante Mata Atlântica - no município de Pilões. Belas cascatas completam a obra esculpida pela natureza nesta região. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras de beleza inconteste. A força das águas produz outro atrativo interessante: as fendas nas rochas do leito do rio, por onde podemos mergulhar em um local e sairmos em outro.


Toda essa beleza está ao alcance de todos. A cachoeira fica a pouco mais de 5 km do centro de Pilões (na PB 077) dos quais 4 km são de estradas asfaltadas. Do trecho sem asfalto metade pode ser percorrido de carro, e a outra metade é formado por uma trilha de baixo grau de dificuldade, que margeia o curso do rio Araçagi. Nessa parte do percurso podemos contemplar o leito do rio revestido por rochedos com formas as mais diversas. Antes de chegarmos à cachoeira principal, somos obrigados a atravessar o rio num local onde o mesmo se espreme por uma abertura estreita, esculpidas pela correnteza ao longo dos anos. Para os menos corajosos há a opção de fazer a travessia numa parte do rio onde ele é mais largo e raso.


A caminhada vale a pena! A Cachoeira de Ouricuri surge por entre a vegetação, com suas águas deslizando por uma série de declives talhados na rocha, indo precipitar-se - num salto derradeiro - em uma bela piscina natural. A água, embora turva, é de uma pureza comprovada: não há nenhuma aglomeração humana a montante do Araçagi.
O tempo moldou a paisagem em forma de uma grande ferradura. E ela é linda!

Pedra do Espinho:

Mais um potencial turístico do município onde se pratica o rapel como esporte, ocorre treinamentos para alguns órgãos vinculados a aventura e adrenalina, é uma vista fantástica da Serra do Espinho, para ser mais preciso está localizada no Sítio Poço Escuro e encontra-se inserida no Piemonte da Borborema.
Ao visitar a pedra do espinho os turistas também poderá desfrutar de um balneario ecologico localizado no pé da pedra com piscinas naturais.

Flores de Pilões:


A cooperativa de Flôres das Mulheres de Pilões é mais um ponto turistico para se visitar,com lindas flôres e uma bonita historia das mulheres guerreiras do Engenho Avarzeado.
Aguardem em breve uma matéria sobre hospedagem e restaurantes em pilões

Ivenildo Sales da Redação