Youtube TV

Mulher grávida de Pilões-PB morre misteriosamente no HR de GBA-PB; Diretor diz que foi fatalidade

Outra vítima
 Pilões de Luto
Guarabira (PB) - Uma tragédia ficará marcado para sempre na vida da família de Severina Celestino dos Santos (foto à esquerda), de 32 anos, que residia no Sítio Novo, em Pilões-PB.
Por volta das 13:30h do último domingo (15), ela deu entrada no Hospital Regional em Guarabira para dar a luz ao seu quinto filho. Durante os nove meses de gestação, recebeu a assistência médica na Secretaria de Saúde de Pilões-PB através da enfermeira Maria da Luz e do médico Breno Câmara.
De acordo com os dados constantes o relatório, o pré-natal de Severina foi normal, sem a presença de queixas. Tudo parecia correr bem. O nascimento do pequeno Joallyson Vitório seria motivo de festa para a numerosa família de Severina e de seu marido, João Batista da Silva Santos, também de 32 anos de idade.
Porém, o que era pra ser uma celebração se tornou uma inconsolável tragédia. Após chegar ao Hospital Regional acompanhada pelo esposo e pela cunhada, Maria das Vitórias, de 24 anos. A paciente foi atendida e encaminhada ao bloco cirúrgico, onde deu a luz. No entanto, as complicações apareceram e Severina sofreu hemorragia, vindo a óbito no local.
Morte Misteriosa
Ninguém sabia o que realmente tinha acontecido com Severina. Para os parentes que a conduziram ao hospital, as informações vinham confusas. De acordo com sua cunhada, após o nascimento do bebê, Severina sofreu hemorragia em decorrência de um parto forçado. Há também suspeita que a equipe médica tenha omitido essa informação aos familiares. O corpo de Severina foi encaminhado ao IML de João Pessoa, mas naquele momento havia 11 corpos na fila de espera devido ao grande número de homicídios ocorridos naquela cidade no último final de semana.
Só no final da tarde da última segunda-feira (16), é que o corpo de Severina Celestino foi liberado.
Procurado pela reportagem da Rádio Rural AM, o diretor do Hospital Regional de Guarabira, Manoel Edson classificou o fato como uma "fatalidade". Segundo ele, não era comum que situações como essa acontecessem na hora do parto. Em seguida, o médico também explicou o que de fato aconteceu com Severina.
Após o nascimento de Joallyson, o útero de Severina Celestino não contraiu como deveria, sofrendo uma atonia uterina, causando grave hemorragia. Para tentar salvar o órgão, a paciente foi submetida a uma histerectomia de emergência, mas sem sucesso. Segundo Manoel Edson, uma embolia pulmonar agravou o quadro, culminando na morte de Severina.
Após o parto normal, o bebê, nascido com 3kg, foi levado até uma incubadora, onde permanece internado e sob observação
A dor da família
A notícia da morte de Severina chocou a todos. Em entrevista ao repórter Feliciano Silva (Rádio Rural), Maria das Vitórias se emocionou ao lembrar-se da última vez que viu Severina no Hospital, momentos antes do parto.
João Batista também não conteve a dor de perder a esposa e mãe dos seus quatro filhos, pois além do recém nascido, o casal tem duas filhas, uma de 15 anos, e uma de 6 anos, e um filho de 13 anos. Severina já teve mais dois filhos, sendo que um morreu por aborto, e o outro morreu em decorrência de uma grave deficiência.

Do Nordeste1 com Fato a Fato

Comentários