ULTIMAS NOTICIAS

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Professores da UFCG aprovam indicativo de greve para o dia 9 de março

 Eles reivindicam recomposição salarial de 19,99%, revogação do Teto dos Gastos, contra a PEC 32 e contra o desmonte dos serviços públicos


Os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovaram um indicativo de greve conjunta com os servidores federais para o dia 9 de março. A deliberação foi tomada numa assembleia geral virtual da Associação dos Docentes da UFCG (ADUFCG).

Os professores reivindicam uma recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), contra a Reforma Administrativa (PEC 32), contra o desmonte dos serviços públicos e pelo retorno seguro às aulas presenciais.

Mesmo com a aprovação do indicativo de greve, os professores da UFCG ainda realizarão outra assembleia, ainda sem data, para avaliar a conjuntura política e as deliberações da categoria nas outras universidades federais e nos outros estados antes de aprovar o início da paralisação.

A avaliação do indicativo de greve para os servidores federais foi uma deliberação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), que reúnem dezenas de categorias de funcionários e integra um calendário de lutas que está se desenvolvendo desde o início do ano.

Em 2020 e 2021 os Governo Federal, estaduais e municipais estavam impedidos de conceder reposições salariais pela PEC Emergencial, que liberou recursos para o combate a pandemia.

A pauta de recomposição salarial de 19,99% é unificada entre as categorias que integram o Fonasefe. O índice é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE). No entanto, sem reajuste desde 2017 e com perdas salariais desde 2011, as servidoras e os servidores acumulam uma defasagem nos salários de 49,28%.

Na assembleia da ADUFCG na noite de quinta (10), os professores também agendaram para segunda-feira esta (14), às 16h, uma reunião virtual da Comissão de Mobilização da entidade para montar um calendário de atividades do âmbito da UFCG para fortalecer a luta dos servidores e pressionar o Governo Federal a atender as reivindicações.

Portal Correio

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.

Postar um comentário

Twitter: http://twitter.com/SeligaPiloesPB
Facebook: http://www.facebook.com/piloespb
https://www.facebook.com/ivenildo.sales
FanPage: http://www.facebook.com/PiloesParaiba
E-Mail: josegaldino@hotmail.com.br, piloespb@hotmail.com.br e ivenildo@gmail.com
Skype: josegaldino.sp
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/?ref=bookmarks
https://www.facebook.com/portalseligapiloes/?ref=bookmarks

 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|