No interior da Paraíba, estação histórica renasce após dois anos de restauração | Portal Se Liga Pilões-PB
ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

terça-feira, 23 de junho de 2020

No interior da Paraíba, estação histórica renasce após dois anos de restauração

 A estação ferroviária de Duas Estradas, no centro histórico da cidade paraibana (Divulgação)

Marcelo Toledo

Considerada o marco do surgimento do município, a estação ferroviária de Duas Estradas, no brejo paraibano, foi restaurada após dois anos de recuperação do histórico prédio.

Inaugurada em 1904, a estação começou a ser reformada em 2017 na cidade de 3.596 habitantes e distante 113 km da capital da Paraíba, João Pessoa, junto com dois outros imóveis centenários existentes no entorno.

Duas Estradas surgiu vinculada à história ferroviária. Em 1903, o fazendeiro Antônio José da Costa, ao saber que a inglesa Great Western construiria uma ferrovia nas proximidades, procurou a empresa e propôs ceder terras da fazenda Alegre para a construção da estação.

A proposta foi aceita e a ferrovia entrou em operação em janeiro do ano seguinte, no trecho ligando Recife a Natal. Costa escoava sua produção pela ferrovia e, como era dono das terras no entorno, iniciou atividades comerciais nas proximidades. Com isso, surgiram comércio e casas e o local passou a ser chamado Vila Costa.

A vila cresceu e, como entre a estação e o armazém da companhia havia o encontro de duas estradas –a de ferro e a de barro–, o local ganhou esse nome e, em dezembro de 1961, foi transformado em município.

Até os anos 90, o transporte de cargas ainda era recorrente na cidade, conforme a prefeitura, mas já não transportava mais passageiros e o prédio se deteriorava a cada dia. Parte dos trilhos segue no local.

A estação no município do interior da Paraíba antes do início do processo de restauração (Divulgação)
A estação no município do interior da Paraíba antes do início do processo de restauração (Divulgação)

“A restauração teve como principal objetivo dar aos moradores o sentido de pertencimento. O complexo, com a estação e o armazém da companhia, é onde tudo começou, e estava escanteado, abandonado, mesmo ficando no centro da cidade”, disse Flávia Rocha, secretária de Cultura e Turismo de Duas Estradas.

SEM ACADEMIA

Para a estação ser restaurada, porém, foi necessária a retirada de uma academia ao ar livre que existia no entorno e tinha sido instalada sem autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conforme a secretária. O complexo é tombado pelo órgão federal.

Após a restauração, concluída há um ano, o prédio passou a abrigar uma biblioteca municipal. “A academia atrapalhava o visual da estação e, enquanto não saiu dali, não conseguimos restaurar.”

Além de usuários da biblioteca, a estação passou a atrair pessoas para projetos voluntários, como o “chá da estação”, em que os participantes levam bolos, biscoitos e bebidas e se reúnem para conversar.

De acordo com a prefeitura, foram investidos R$ 50 mil na reforma. A ideia é transformar um imóvel no entorno, que foi construído para um dos filhos do fundador da cidade, em centro cultural.

“A gente sabia que era importante [restaurar], mas só percebemos de fato isso depois de a obra estar pronta”, afirmou.

Da redação/ Com Folha de São Paulo e UOL

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.

Postar um comentário

Twitter: http://twitter.com/SeligaPiloesPB
Facebook: http://www.facebook.com/piloespb
https://www.facebook.com/ivenildo.sales
FanPage: http://www.facebook.com/PiloesParaiba
E-Mail: josegaldino@hotmail.com.br, piloespb@hotmail.com.br e ivenildo@gmail.com
Skype: josegaldino.sp
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/?ref=bookmarks
https://www.facebook.com/portalseligapiloes/?ref=bookmarks

 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|