Políticos paraibanos defendem águas do São Francisco no Brejo | Portal Se Liga Pilões-PB
ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

domingo, 31 de maio de 2020

Políticos paraibanos defendem águas do São Francisco no Brejo

single-image

Uma audiência pública remota foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), sobre o abastecimento de água das cidades de Esperança, Alagoa Nova, Arara, Areial, Remígio e Montadas, através de uma articulação do mandato parlamentar do deputado estadual Chió (Rede).

De acordo com o deputado estadual Chió (Rede), o debate versou sobre ações emergenciais e de médio prazo, a exemplo do término da adutora que levará água para as cidades de Areial e Montadas; de maiores fiscalizações no açude Saulo Maia, garantindo o abastecimento de Pilões e Areia; assim como, a realização de um projeto para integração das águas do Rio São Francisco, através de Boqueirão, ao sistema de abastecimento de Nova Camará.

O diretor da Cagepa, Dr. Marcus Vinícius, antecipou que apesar das últimas precipitações na região do Brejo não terem sido a que todos esperavam, as chuvas da última semana garantiram que o racionamento previsto para ser encerrado nas cidades de Remígio e Esperança, no dia 1 de Junho, seja adiado. “Possivelmente faremos uma nova análise em meados de junho, pois, uma vez caindo novas chuvas, seguimos monitorando e anunciaremos uma nova data”, explicou.

Ao lembrar o comprometimento do governador João Azevedo (Cidadania) com a construção da barragem de Nova Camará, o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, anunciou frentes de trabalho, a partir dos encaminhamentos.

“Como representante do governador solicito que a Cagepa seja o mais ágil possível para levar água de São Sebastião de Lagoa de Roça para resolver emergencialmente a situação de Areial e Montadas, me comprometo também, em 120 dias, talvez antes, a Cagepa apresentar um estudo preliminar para uma solução definitiva, que seria pegar a água de Boqueirão, da transposição do São Francisco e levar para Nova Camará. Com a viabilidade técnica e econômica, acionaremos a bancada federal para destinar emendas e criaremos a partir de hoje, uma agenda de reuniões para acompanhar todo esse processo”, explicou o secretário de Estado.
Bancada Federal

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) confirmou ajuda na articulação da bancada feral para a destinação de verbas. “A bancada federal tem condições de ajudar. Coloquei recursos para diversos municípios nossos e podemos formar uma construção de diálogo, no sentido de concentrar emendas para uma obra estruturante como essa, que resolve o problema, ao invés de pulverizar os recursos”, confirmou Gervásio.

“Não imaginava que a situação estava tão ruim e com garantias péssimas, quando recebi a informação de que em junho não haverá mais água na barragem de Camará. É uma questão de vontade política. Precisamos ter um projeto urgente e a partir de então, levantar os recursos com a bancada federal, são quinze deputados e senadores da Paraíba em Brasília, bem como, os recursos no Orçamento do Estado. É vergonhoso cidades sem água, em meio a uma pandemia como essa. Peço ao deputado Chió que crie uma agenda, pois, irei acompanhar e destinar recursos assim que o projeto ficar pronto”, enfatizou o deputado Frei Anastácio.

Nordeste 1

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.

Postar um comentário

Twitter: http://twitter.com/SeligaPiloesPB
Facebook: http://www.facebook.com/piloespb
https://www.facebook.com/ivenildo.sales
FanPage: http://www.facebook.com/PiloesParaiba
E-Mail: josegaldino@hotmail.com.br, piloespb@hotmail.com.br e ivenildo@gmail.com
Skype: josegaldino.sp
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/?ref=bookmarks
https://www.facebook.com/portalseligapiloes/?ref=bookmarks

 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|