Santiago, triplicação e greve de policiais: os fatos da semana | Portal Se Liga Pilões-PB
ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Santiago, triplicação e greve de policiais: os fatos da semana

Assuntos foram os mais importantes da semana veiculados pelo Portal Correio
wilson santiago, Greve
Wilson Santiago (Foto: Arquivo Jornal CORREIO)
O deputado Wilson Santiago poderá voltar a exercer seu mandato, mesmo após ter sido afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta da investigação da Operação Pés de Barro. As obras de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa deverão ser retomadas. Os policiais civis e militares da Paraíba não chegaram a um acordo sobre reajuste salarial e decretaram greve branca. Confira abaixo esses e outros fatos que tiveram destaque nessa semana.

Segunda-feira

Morreu, em João Pessoa, aos 57 anos, a ativista de direitos LGBT+ Fernanda Benvenutty, vítima de câncer. O corpo dela foi velado no Ginásio do Guarany, no bairro do Roger, em João Pessoa. Bandeiras LGBT+ e da escola de samba Unidos do Roger, da qual ela era presidente, foram expostas no local.
O projeto Folia de Rua divulgou a programação completa para o carnaval de João Pessoa. A abertura oficial do evento será com Jonas Esticado, Malandros do Morro e Ramon Schnayder, no dia 13, a partir das 19h, no Ponto de Cem Réis, no Centro Histórico da Capital.
chuvas no agreste sertão
Parte do estado está em alerta para mais chuvas (Foto: Imagem ilustrativa | Divulgação)
Cidades do Agreste e Sertão estão entre as que registraram mais chuvas na segunda-feira, na Paraíba. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Boa Vista, situada no Agreste, recebeu 42 milímetros e ocupa o primeiro lugar no ranking. O município é seguido por Frei Martinho, da mesma região, onde choveu 36,8 milímetros. Manaíra, no Sertão, teve o mesmo índice.

Terça-feira

A bebê Emilly Vitória Genésio Matias, com pouco mais de um mês de idade, morreu após, supostamente, cair de uma maca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em 11 de janeiro deste ano. O pai da criança, Diego Genésio Bezerra, registrou boletim de ocorrência, na Central de Polícia em Campina Grande (PB), e suspeita que o caso tenha ocorrido durante uma transferência entre hospitais.
O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 22,17% de volume, o que equivale a 103,41 milhões de metros cúbicos de água (m³). No dia 1° de fevereiro, o reservatório tinha 84,45 milhões de metros cúbicos. Após as chuvas do fim de semana, houve ganho de 18,96 milhões de m³.
Lixos em JP
Emlur disse que vai responder ao MPPB quando for notificada oficialmente (Foto: Nalva Figueiredo/Jornal Correio)
O Ministério Público da Paraíba abriu um Inquérito Civil Público através do qual oficia a Emlur – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, para que, no prazo de 15 dias, apresente esclarecimentos sobre supostas irregularidades no âmbito de processo administrativo.
Começaram as inscrições para um processo seletivo simplificado para 340 professores bolsistas do programa Paraibatec, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos. Segundo o edital do processo seletivo, as 340 vagas para professores são distribuídas por 62 municípios da Paraíba, sendo 140 para vagas diretas e 200 para cadastro de reserva.

Quarta-feira

O número de casos de câncer de mama na Paraíba, em 2020, deve ser 27% maior do que no ano passado. A informação está na estimativa para novos casos de câncer no Brasil, divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Estado, são esperados 1.120 novos casos da doença e, em João Pessoa, 360 mulheres terão o diagnóstico positivo para a neoplasia.
A Paraíba tem pelo menos duas estudantes com nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações são confirmadas por meio de boletins de duas estudantes de 16 e 21 anos do estado.
Porém, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que apenas uma pessoa teria conquistado o resultado e não explicou se houve erro ou divergência de dados com a Secretaria de Educação da Paraíba.
bica
Parque Arruda Câmara, Bica (Foto: Divulgação/Dayse Euzébio/Secom-JP)
Uma denúncia feita pelo Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (NEJA-UFPB) originou a investigação de um grupo de médicos veterinários peritos, sendo três deles da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e outro dos Estados Unidos, no Parque da Bica, em João Pessoa. O resultado do laudo apontou que grandes felinos do recinto sofrem maus-tratos. O caso foi encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente da Paraíba.
O prefeito Luciano Cartaxo (PV) teve 72 horas para explicar na Justiça por que a tarifa de ônibus foi reajustada em R$ 0,20 em João Pessoa. O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) entrou com Mandado de Segurança Coletivo requerendo a concessão de medida liminar que suspenda imediatamente o aumento das passagens.
Por unanimidade, a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu negar o vínculo empregatício de um motorista com o aplicativo de transporte Uber. Trata-se da primeira decisão da última instância trabalhista sobre o tema.
Os 12 deputados estaduais da oposição, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), protocolaram o pedido de impeachment do governador João Azevêdo (Cidadania) e da vice Lígia Feliciano (PDT). O pedido inclui ainda a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias da Operação Calvário.
Foi lançada a campanha ‘Meu corpo não é sua folia’. Campanha tem o intuito de combater a importunação sexual no carnaval. O tema deste ano é ‘Respeite o corpo das mulheres, não somos objetos da sua piração. Se digo não, é não’.
As obras de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa deverão ser retomadas nos próximos dias. A garantia partiu da bancada federal em Brasília, junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e a viabilidade ocorrerá por meio de emendas parlamentares.
Wilson Santigo
Wilson Santiago (Foto: Arquivo/Jornal CORREIO)
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o afastamento do deputado Wilson Santiago (PTB-PB) determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello. Assim, o parlamentar pode voltar a exercer seu mandato, pois perde validade a medida cautelar do Supremo que o afastou em dezembro do ano passado.
Policiais civis e militares da Paraíba não chegaram a um acordo sobre reajuste salarial e decretaram greve branca, que consiste numa redução de 5% nas atividades. A decisão ocorreu por meio de assembleia da categoria realizada no último dia 5, em João Pessoa.

Quinta-feira

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a Operação XCoderX, para investigar um esquema de furto de valores depositados em contas bancárias. Foram cumpridos 50 mandados judiciais —prisões, busca e apreensões e sequestros de bens — no próprio Distrito Federal e nos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, São Paulo e Santa Catarina.
O Programa Previne Brasil, do Governo Federal, está vigente desde janeiro como regra do financiamento da Atenção Primária a Saúde. Com o novo modelo, alguns instrumentos foram revogados, dentre os quais as definições de parâmetros e custeio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Além disso, as gestões passam a ter autonomia para compor equipes multiprofissionais conforme necessário.
Maísa Andrade
Maísa Andrade tinha 34 anos (Foto: Reprodução/Facebook/Arquivo pessoal)
Uma mulher transsexual de 34 anos morreu no Hospital de Trauma, em João Pessoa (PB). Morte aconteceu por uma aplicação de silicone industrial na coxa, em uma clínica clandestina. As informações são da TV Correio.
A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu, por unanimidade, negar a suspensão dos leilões de veículos removidos aos pátios do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Com isso, a realização dos eventos foi assegurada e o edital será divulgado em breve.

Sexta-feira

Funcionários da educação municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, estão em greve por tempo indeterminado. Segundo o Sinfesa, sindicato que representa a categoria, a paralisação ocorre em protesto ao descumprimento do piso salarial, pagamento de 1/3 de férias e repasse para o pessoal de apoio que trabalha em creches e escolas.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) apresentou a proposta de realinhamento tarifário da empresa, que pode entrar em vigor a partir de maio de 2020. Caso aprovado, o reajuste será de 9,6% e passará a valer somente após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). No Facebook, o órgão classificou o aumento como “apenas R$ 0,12 por dia”.
As convocações da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020 começaram. Para acompanhar as próximas chamadas os candidatos precisam verificar as convocatórias que serão realizadas pelas instituições de ensino superior onde manifestaram interesse em participar dessa etapa. Cada instituição possui um cronograma próprio.
Rodoviária de JP
Pacientes com câncer terão que pagar por passagens intermunicipais a partir de agora (Foto: Reprodução/TV Correio)
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou inconstitucional a lei estadual 9.115/10 que garantia gratuidade em ônibus intermunicipais dentro da Paraíba a pacientes com câncer e acompanhantes.
As informações foram repercutidas, pela TV Correio, a partir do vídeo da telespectadora Edlane Palmeira, que questionou o porquê do benefício não estar mais disponível nos guichês das empresas.
Portal Correio

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.

Postar um comentário

Twitter: http://twitter.com/SeligaPiloesPB
Facebook: http://www.facebook.com/piloespb
https://www.facebook.com/ivenildo.sales
FanPage: http://www.facebook.com/PiloesParaiba
E-Mail: josegaldino@hotmail.com.br, piloespb@hotmail.com.br e ivenildo@gmail.com
Skype: josegaldino.sp
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/?ref=bookmarks
https://www.facebook.com/portalseligapiloes/?ref=bookmarks

 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|