Madeiras do Sertão da PB poderão ser utilizadas para envelhecer vinhos | Portal Se Liga Pilões-PB
ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Madeiras do Sertão da PB poderão ser utilizadas para envelhecer vinhos

Uma pesquisa da Universidade Federal Paraíba descobriu que pode ser possível envelhecer vinho com madeiras nativas da Caatinga. O estudo, encabeçado pelo doutorando Itaragil Marinho, indica que o Bioma é dotado de valor econômico, além da biodiversidade.
O estudo “Avaliação de Vinho Envelhecido com Uso de Madeiras Nativas da Caatinga” pode revelar uma atividade econômica, com a possibilidade de criação de um produto próprio regional e de conservação para o bioma encontrado nos nove estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.
“O mundo hoje, quando se fala em vinho, só pensa em carvalho. É o cultural, a tradição, é o que dá certo. Mas notamos que temos condições, que a Caatinga, do Sertão da paraíba pode fornecer o material para mudar esse paradigma e trazer uma bebida regionalmente nossa”, explicou o doutorando em entrevista à MaisTV, canal de vídeos do Portal MaisPB.
A produção do vinho, muitas vezes é ligada ao sul do Brasil ou fora do país, Itaragil explica que o Nordeste tem potencial em utilizar o bioma da Caatinga ao seu favor para transformar essa ideia. Na Paraíba, ele faz a pesquisa no município de Umbuzeiro, localizado no Agrest,e e na Serra de Teixeira, no Sertão. As espécies florestais utilizadas para a pesquisa são Cumaru (Amburana cearensis) e Craibeira (Tabebuia aurea) que só são encontradas na Caatinga.
O pesquisador explica que apesar do eminente potencial que o bioma apresenta, a busca pela valorização é recente.
“Essa busca pela valorização da caatinga é recente. Mas, acreditamos que é possível sim encontrar um potencial econômico na partir desse bioma”, finalizou.
Confira a entrevista:
MaisPB

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.

Postar um comentário

Twitter: http://twitter.com/SeligaPiloesPB
Facebook: http://www.facebook.com/piloespb
https://www.facebook.com/ivenildo.sales
FanPage: http://www.facebook.com/PiloesParaiba
E-Mail: josegaldino@hotmail.com.br, piloespb@hotmail.com.br e ivenildo@gmail.com
Skype: josegaldino.sp
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/?ref=bookmarks
https://www.facebook.com/portalseligapiloes/?ref=bookmarks

 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|