PB é o maior produtor de leite de cabra do país | Portal Se Liga Pilões-PB
ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

PB é o maior produtor de leite de cabra do país

Foto: Divulgação/Sebrae
A maior produção de leite de cabra do Brasil é na Paraíba. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com os dados divulgados na pesquisa Censo Agro 2017. Naquele período, o estado produziu 5,6 milhões de litros de leite de cabra, o que corresponde a 17% a mais que o segundo colocado no ranking do país, a Bahia, cuja produção foi de 4,6 milhões de litros.
Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido na Paraíba foi comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões de reais. O rebanho caprino do estado, conforme o censo agro, possui 19.397 cabeças. A produção pecuária do estado também conta com um efetivo de 1 milhão de bovinos contabilizados em 2017, que foi responsável pela produção de 205 milhões de litros de leite de vaca. Em relação a criação de aves, que inclui galinhas, galos, frangas e frangos, a Paraíba possuía 12,1 milhões de cabeças e uma produção que chegou aos 44 milhões de dúzias de ovos.
Atento a esse potencial econômico, o Sebrae Paraíba desenvolve projetos junto a produtores das regiões do Brejo, Agreste, Cariri e Curimataú ligados à ovino e caprinocultura. Organizados em cooperativas, os produtores focam em cortes especiais de carnes e melhoramento de carcaça, alimentando o comércio local. Outro foco do grupo é a produção de leite de cabra, especialmente como alternativa para obter maior lucratividade com a propriedade rural. No Sebrae, eles recebem acompanhamento que trabalha desde a gestão do estabelecimento até o melhoramento genético com foco no mercado.
“O leite de cabra é uma alternativa importante, principalmente diante das adversidades climáticas, e vários empresários têm investido e ampliado sua produção para alcançar melhores resultados econômicos. O projeto que desenvolvemos provoca não apenas o aquecimento no comércio das regiões, mas aumenta a autoestima dos produtores, que buscam dias melhores com o trabalho. É uma atividade propícia para essas regiões e seu crescimento foi comprovado com esse destaque na produção do leite de cabra no país”, afirmou o gestor do projeto de ovinocultura do Sebrae em Guarabira, João de Deus Leôncio.
MaisPB

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.

Postar um comentário

Twitter: http://twitter.com/SeligaPiloesPB
Facebook: http://www.facebook.com/piloespb
https://www.facebook.com/ivenildo.sales
FanPage: http://www.facebook.com/PiloesParaiba
E-Mail: josegaldino@hotmail.com.br, piloespb@hotmail.com.br e ivenildo@gmail.com
Skype: josegaldino.sp
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/
https://www.facebook.com/groups/763644283763368/?ref=bookmarks
https://www.facebook.com/portalseligapiloes/?ref=bookmarks

 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|