EM PILÕES: PROFESSORA DESEMPREGADA SE DESLIGA DO BOLSA FAMÍLIA E VIRA EMPREENDEDORA | Portal Se Liga Pilões-PB
ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

EM PILÕES: PROFESSORA DESEMPREGADA SE DESLIGA DO BOLSA FAMÍLIA E VIRA EMPREENDEDORA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
Penha Celestino, professora, do município de Pilões, no Brejo Baraibano, construiu a sua carreira profissional dentro das salas de aula por mais de quinze anos. Diante da crise nacional, inúmeras demissões aconteceram, inclusive a de Dona Penha. Durante a pior fase da sua vida, percebeu que o seu talento na gastronomia é muito além do que imaginava.
“Eu e minha família passamos por um momento muito difícil. Quando nos deparamos que estávamos desempregados fiquei desesperada. Foi a partir daí que realizei o Cadastro Único e fui beneficiada no Programa Bolsa Família, mas não me acomodei. Enquanto meu esposo fazia alguns bicos, pois o mesmo é pedreiro, nos ajudava a manter as despesas. Enquanto ao benefício, sempre usava para investir na educação das minhas filhas, comprando material escolar e quando precisava, pagava uma conta de luz e comprava um gás, mas isso só aconteceu em última circunstância”, comentou Penha sobre o benefício do Programa Bolsa Família.
“Durante essa fase, percebi que o meu prazer de cozinhar poderia nos ajudar a sair do vermelho. Dessa forma, comecei a produzir Cuscuz de Tapioca e as vendas foram um sucesso. Após quitar todas as dívidas, eu decidi me desligar do BF, pois bem sei que é para famílias que estão em estado de vulnerabilidade, e dessa fase, a minha família não está mais, Graças a Deus!”, acrescentou Penha.
Programa Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que ajuda milhões de brasileiros, através da transferência de renda direta. O benefício tem como objetivo melhorar as condições de vida das famílias pobres e extremamente pobres, em especial no que diz respeito à alimentação, educação e saúde.

O desligamento voluntário do Bolsa Família deve ser solicitado em casos de melhora socioeconômica. Isso normalmente acontece quando o titular ou algum membro do núcleo familiar encontra um bom emprego, capaz de melhorar o orçamento.
“Eu sempre digo que o dever do cidadão quando se refere ao Programa Bolsa família, é usar o benefício para sair da vulnerabilidade e também se desligar voluntariamente para dar espaço para outra pessoa. A Dona Penha fez isso. Que esse ato sirva de exemplo para todos os beneficiários, pois ela também estava em um estado de vulnerabilidade, até que se deu conta que não precisava mais do benefício. O MDS sugere, além da legislação do PBF, que as informações deve ser verídica e que todos tenham a atitude como essa”, falou o gestor municipal do Programa Bolsa Família em Pilões, Levy Santos.
Levy Santos ainda acrescenta que "a família que solicitar e tiver o benefício cancelado pelo motivo de 'Desligamento Voluntário', mas que posteriormente necessite do Benefício do Programa Bolsa Família novamente, tem a garantia de retornar imediatamente ao Programa".
Para realizar esta ação, basta se locomover até a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e realizar a reversão de cancelamento do benefício.


ASCOM Prefeitura de Pilões

SOBRE ""

Principais notícias da Cidade de Pilões-PB e região.
 
Copyright © 2018 Portal Se Liga Pilões-PB
|